20 maio 2015

IMAP ou POP – Qual protocolo utilizar?

Frequentemente, ao configurar aplicações que exercem a função de “cliente de e-mails” como Outlook, Thunderbird, etc, nos deparamos com uma dúvida: afinal, qual protocolo escolher? IMAP ou POP? Qual me oferece mais vantagens? Primeiramente, é importante considerar que ambos possuem diferenças operacionais entre si, bem como seu comportamento em relação a conexão com o servidor.

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30 jan 2014

Configurando o Mail do Mac OS

Configure um Mac ou Macbook para enviar e receber seus e-mails. Nesse artigo, será explicado passo-a-passo como configurar o Mail nos servidores da Kosbit. Para iniciar, abra o aplicativo Mail.

Icone do aplicativo Mail

1) Acesse a opção “adicionar conta” do menu principal do aplicativo como mostra na imagem abaixo.

Opções do menu principal do Mail

2) Na próxima tela é perguntado qual o tipo de conta será usado. Para adicionar um e-mail vinculado aos serviços da Kosbit, selecione a última opção, “adicionar outra conta de e-mail”.

Opções de conta do Mail

3) Nessa etapa será inserido os dados pessoais, lembre-se que você já deve ter uma conta de e-mail criada em painel de controle da Kosbit (caso não saiba, clique aqui e aprenda a criar). Com o e-mail pessoal ([email protected]) e a senha em mãos, preencha os campos do formulário, como mostra abaixo.

Configurando informações iniciais da conta

4) Para configurar os dados do servidor de entrada, primeiramente selecione o tipo de conta (IMAP ou POP). Caso não saiba do que se trata, conheça a diferença de IMAP e POP.

Nos campos abaixo, insira em “servidor do Mail” o endereço mail.suaempresa.com.br e, em nome de usuário, informe o e-mail completo ex: [email protected] seguido da senha.

Detalhes do servidor de entrada

5) A próxima etapa é configurar o servidor de saída (SMTP) para enviar os e-mails. Em todos os campos, coloque as mesmas informações do passo anterior: endereço do servidor, e-mail e senha.

Detalhes do servidor de saída

6) Ao prosseguir, uma mensagem será exibida alertando será pedido mais algumas informações no próximo passo. Clique em “seguinte”.

Aviso de informações adicionais de conta

7) Nesse último passo é solicitado a porta do servidor de saída (587) e o tipo de autenticação: senha.

Detalhes da autenticação no servidor de saída no Mail

Sucesso! Seu e-mail está configurado e pronto para uso. Caso tenha dúvidas, entre em contato com o nosso suporte.

06 set 2013

Configurando o Windows Live para seu domínio

Neste artigo, será abordado os procedimentos para configurar o seu domínio para enviar e receber e-mails utilizando a interface e servidores do Outlook, antigo Hotmail.

Veja abaixo uma prévia da caixa de entrada.

Tela inicial do e-mail Outlook

Gostou? O Windows Live lhe concede 50 contas de e-mails gratuitamente. Lembre-se, durante o processo de configuração, seus e-mails poderão ficar instáveis ao menos por 24 horas. Para configurar, siga atentamente os procedimentos abaixo:

1) Acesse o endereço a seguir:

https://domains.live.com/

2) Clique em “Primeiros passos”, logo após informe o seu domínio.

Criação de uma conta Microsoft

Logo após, clique em “Continuar”.

3) Selecione a segunda opção “Crie uma nova conta da Microsoft no seu domínio” e clique em Continuar.

Atribua um administrador de domínio

4) Será solicitado os seus dados pessoais, preencha-os corretamente e clique em “Aceito”.

Adicione um CEP

5) Logo em seguida, será redirecionado a página inicial da sua conta. Neste momento vamos configurar a propriedade da sua conta, clique em “Verifique seu endereço de email”.

Informações da conta Microsoft

E posteriormente clique em “Enviar email”.

Verificação de e-mail

Acesse o seu e-mail que informou no momento do cadastro e ache o e-mail com o título “Confirme seu endereço de email” e clique em “Verificar”.

Confirmação de e-mail

Logo em seguida, abrirá uma nova janela em seu navegador e verá um mensagem de sucesso.

Tela de confirmação do e-mail

6) Agora que criamos sua conta no Windows Live e confirmamos nosso endereço de e-mail, vamos repetir novamente o processo de informar nosso domínio.

Acesse o endereço a seguir: https://domains.live.com/Signup/SignupDomain.aspx

Informe novamente o seu domínio e clique em “Continuar”.

Criação de uma conta Microsoft

7) Neste momento ele irá solicitar que você confirme os seus dados e domínio, após clique em “Aceito”.

Revisão das configurações

8) Logo após seremos redirecionados para a página de configuração do seu domínio.
Agora, acesse o painel de controle cPanel e faça login com seus dados.

Procure pela aba “Correio” e clique no item “Entrada MX”.

Sessão de e-mail do painel de controle

9) Neste passo, como vamos mudar o servidor de e-mails, para um servidor remoto, deveremos selecionar a opção “Servidor de mensagens remoto” e clicar em “Alterar”.

Configuração de e-mail remoto

10) Agora, volte para a página de configuração do seu domínio no site do Windows Live e copie o Servidor MX que está sendo informado.

Informações do servidor MX

11) Volte para a página do painel de controle e no final da página em Registros MX, clique em “Editar” no único registro existente e no campo Destino cole o Servidor MX que havíamos copiado anteriormente, também altere a prioridade para 10 e clique em “Editar”.

Inserção do destino

13) Agora, volte para a página de configuração do seu domínio no site do Windows Live e clique em “Atualizar”.

Comprovação do domínio através do registro CNAME

Parabéns, você configurou corretamente! Agora você será redirecionado para a tela de gerenciamento dos seus e-mails.

Contas de associados

Caso não tenha sido redirecionado, revise novamente os seus dados e passos nos procedimentos anteriores.
Para acessar sua caixa de entrada, basta acessar normalmente http://www.outlook.com/.

02 jul 2013

Configurando o e-mail no Android

Saiba como configurar seu Android para receber e-mails de sua hospedagem via celular. Caso você não saiba como criar um e-mail em nosso painel de controle, clique aqui e saiba como.

1) Em Aplicações no seu Android, procure pelo aplicativo “E-mail”. Este aplicativo já vem instalado na maioria dos smartphones com esse sistema operacional.

Página inicial do Android

2) Como ainda não possui nenhuma conta cadastrada no smartphone, o aplicativo irá solicitar o e-mail e senha (dados cadastrados no painel de controle da Kosbit ao cadastrar um novo e-mail). Logo após preenchido, clique em “Config. Manual”.

Inserção de e-mail e senha do usuário

3) Ele irá nos solicitar qual é o tipo de conta a ser utilizado, por preferência dos recursos, iremos escolher IMAP. Caso não saiba a diferença, conheça a diferença entre POP e IMAP.

Escolher o tipo de protocolo de e-mail

O aplicativo verificará se as informações preenchidas estão corretas.

Android verificando informações de configuração

4) Logo após nos abrirá uma tela onde é necessário informar o usuário completo (exemplo: [email protected]ínio.com.br) e o servidor IMAP.

Servidor IMAP da Kosbit: mail.seudomínio.com.br
Servidor POP da Kosbit: mail.seudomínio.com.br

Configurações do servidor de e-mail, parte 1

5) No próximo passo deve-se informar o servidor SMTP que também é mail.kosbit.com.br, certificar que a porta de SMTP é 587 e também se o usuário está preenchido de forma completa (exemplo: [email protected]ínio.com.br).

Configurações do servidor de e-mail, parte 2

6) Neste passo trata-se de configurações pessoais de sincronização da sua conta de e-mail, configure-a da forma que achar melhor. Lembrando que quanto mais rápido a verificação de novos e-mails, maior o consumo de bateria de seu smartphone.

Configuração das preferências do e-mail

7) Agora, é necessário informar o nome da conta e também o nome que ficará visível para quem receber o e-mail.

Definição do nome do e-mail

Feito isso, clique em OK.

Conta de e-mail sendo carregada

Pronto! Agora o Android irá carregar todos seus e-mails e ficará pronto para uso.

29 jun 2013

Como configurar e-mail no Thunderbird

Neste artigo, vamos abortar os procedimentos de como configurar o Thunderbird a partir da primeira inicialização. Caso você já tenha inicializado o Thunderbird, poderá seguir o passo-a-passo a partir do item Contas – Criar uma nova conta.

1) Logo na primeira tela quando iniciado o Thunderbird, ele nos solicita se desejamos criar um novo e-mail ou usar um e-mail existente.

Thunderbird: Escolher e-mail existente

Clicamos em Ignorar e usar meu e-mail existente.

2) Na próxima janela, devemos informar em Seu nome o nome do utilizador da conta de e-mail em questão, respectivamente em Endereço de e-mail e Senha os mesmos que foram criados em nosso painel de controle (caso não saiba criar, clique aqui e saiba como).

Thunderbird: Informações de usuário e senha do e-mail

Logo após preencher os dados clique em Continuar.
O Thunderbird irá processar os dados e irá nos informar configurações recomendadas, porém devemos alterar um detalhe, então clicamos em Config. Manual.

Thunderbird: Escolher opção IMAP ou POP

3) Agora em nome de usuário você deverá informar o endereço completo ex.: [email protected]ínio.com.br e então clicamos em Concluir.

Thunderbird: Configuração da porta de entrada e saída

Pronto! Parabéns, o Thunderbird foi configurado com êxito.

29 jun 2013

Como configurar o Outlook 2013

Neste artigo vamos apresentar os procedimentos para configurar o Outlook 2013 a partir da primeira inicialização do programa. Caso você já tenha inicializado, poderá seguir o passo-a-passo abaixo a partir do item Arquivo – Adicionar Conta.

1) Durante o primeiro acesso, será exibido a tela de boas vindas do Outlook 2013, basta prosseguir clicando em Avançar.

Bem-vindo ao Outlook

2) A segunda janela que nos será exibida é nos questionando se queremos adicionar uma nova conta, dessa forma selecionamos Sim e clicamos em Avançar.

Outlook: Adicionar nova conta de e-mail

3) Agora, a janela nos solicita se desejamos utilizar a configuração automática ou manual, escolhemos a Configuração manual e clicamos em Avançar.

Outlook: configuração manual

4) Neste momento podemos optar em três serviços de e-mail e o nosso é a última opção, POP ou IMAP, selecionamos e clicamos em Avançar.

Outlook: POP ou IMAP

5) Este passo é muito importante, pois nele que vamos preencher os dados do nosso e-mail, lembre-se que você já deve ter uma conta de e-mail criada em nosso painel de controle (caso não saiba criar, clique aqui e saiba como).

Em informações do usuário, em Nome vamos informar o nome da pessoa que irá utilizar aquele e-mail e respectivamente em Endereço de e-mail o e-mail em questão.

Em informações do servidor, em Tipo de conta vamos selecionar IMAP (caso não saiba a diferença de IMAP e POP clique aqui) e em Servidor de entrada e saída informamos em ambos o endereço: “mail.meudomínio.com.br”.

Em informações de logon, em Nome de Usuário você deve informar o seu e-mail criado em nosso painel de controle, deverá informar o e-mail completo ex.: [email protected]ínio.com.br seguido da senha.

Veja abaixo a imagem explicativa:

Outlook: Preenchimento das informações do e-mail

Logo após clique em Mais Configurações.

6) Irá abrir uma pequena janela, clique na aba Servidor de saída e selecione a opção Meu servidor de saída requer autenticação como mostra a imagem a seguir.

Outlook: configuração do e-mail de saída

Logo após clique na aba Avançado.

7) Em Servidor de entrada (IMAP) a porta preenchida deverá ser 143 e em Servidor de saída (SMTP) deverá ser 587.

Outlook: Configurações avançadas

Feito isso poderá clicar em Ok e depois novamente em Avançar.

8) Irá se abrir uma pequena janela que irá testar as configurações da sua conta.

Outlook: Testando configurações da conta

Com o status de concluído clique em Fechar.

Caso em algum status não tenha uma mensagem de sucesso, revise todos os seus dados informados e repita o procedimento de teste das configurações.

Logo após verá a imagem de processamento do Outlook 2013 e o mesmo se abrirá.

Outlook: processando os dados inseridos

Pronto! Parabéns, o Outlook 2013 foi configurado com êxito!

02 abr 2013

O que é POP, IMAP e Webmail?

POP, IMAP e Webmail são maneiras distintas de acessar seu e-mail, sendo que POP e IMAP são protocolos de rede que podem ser utilizados por um cliente de e-mail (como Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird e Mail da Apple) e Webmail é um site na internet que pode ser acessado por qualquer navegador (como Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox e Safari).

POP

Para acessar seus e-mails via POP é necessário um cliente de e-mail. Este método é comum em empresas pelo seu mecanismo que, por padrão, faz download dos e-mails para o seu computador e os remove do servidor, evitando assim que sua caixa de e-mail fique lotada e também que na ausência de internet seja possível acessar todos os seus e-mails.

É recomendado a utilização do protocolo POP somente se você acessa seu e-mail de apenas um local, pois senão seus e-mails ficarão distribuídos entre os pontos de acesso.

IMAP

Como o POP, o protocolo IMAP também precisa de um cliente de e-mail. A grande diferença entre o POP e o IMAP é que o IMAP não remove a mensagem do servidor e também recebe outras informações como: se o e-mail já foi lido, em qual pasta está armazenado, etc. Ele exige mais da velocidade da internet por estabelecer uma conexão com o servidor para sincronizar todos os e-mails.

A grande vantagem do IMAP é poder ter todos os e-mails em todos seus dispositivos e ainda caso não esteja em outro local, é possível acessa-los via o Webmail. É importante ressaltar que quem não tem custume de deletar e-mails deve-se ficar atento a capacidade de armazenamento da caixa de e-mail.

Webmail

Diferentemente do POP e IMAP, o Webmail não precisa de nenhum programa próprio para acessar seus e-mails; é necessário apenas um navegador, seja em um computador ou celular com conexão com a internet.
Saber como utiliza esse tipo de acesso é fundamentel caso ocorra alguma dificuldade na configuração do cliente de e-mail ou caso esteja em outro local.

Para aprender a acessar o Webmail, leia esse artigo: acessando meu e-mail via webmail.

22 mar 2013

Acessando meu e-mail via webmail

Ter um recurso como um webmail em sua hospedagem significa acessar o seu e-mail com um painel acessível de qualquer dispositivo (computador, celular ou tablet) que possua acesso à internet. Este recurso é oferecido em todos os planos da Kosbit.

1) Acesse o painel webmail da Kosbit em: seudomínio.com/webmail

Lembre-se: Você deverá substituir o seu domínio neste link.

2) Preencha o formulário com seu e-mail e senha que deseja acessar. Caso não tenha criado um e-mail ainda, acesse: como criar uma conta de e-mail.

Tela de login do Webmail.
 

3) Ao realizar o login, escolha um dos 3 aplicativos webapp disponíveis para acessar seu e-mail. Sugerimos que conheça os 3 e escolha o qual mais lhe agradar e que ative o selecionamento automático para agilizar o acesso.

Aplicativos de Webmail disponíveis para acessar o e-mail.
A partir desse momento você já está em seu e-mail, pronto para ler e enviar e-mails.

21 mar 2013

Como criar uma conta de e-mail

Utilizar um e-mail empresarial com o nome da sua empresa é fundamental para demonstrar profissionalismo para seu cliente. Com o nosso painel administrativo você mesmo pode criar seus e-mails. Basta seguir os seguintes passos:

1) Acesse o painel de controle da Kosbit em: www.seudomínio.br/cpanel
Você deve subistituir o seudomínio.com pelo seu domínio..

2) Utilize o usuário e senha fornecidos via e-mail na contratação do serviço para acessar o seu painel. Ao realizar o login, aparecerá todas as opções de configuração do seu serviço.

Tela de login do cPanel.
 

3) Localize o item “Contas de e-mail” que está na área “E-mails”.

Item "Contas de E-mail" localizado na aba E-mails do cPanel.
 

4) Ao acessar, teremos uma lista de todos os e-mails criados e a opção de criar um novo e-mail. Para criar, digite o nome do seu novo e-mail (ex: nome.sobrenome), selecione o domínio caso haja mais que um, digite uma senha e o espaço de armazenamento do e-mail, como mostra na imagem abaixo.

Exemplo de cadastro de um e-mail.
 

5) Para finalizar, clique em “criar”.

Seu e-mail agora já pode ser usado! Agora você pode utiliza-lo através do Webmail (acessando meu e-mail via webmail) ou configurar um visualizador de e-mails como Outlook, Thunderbird ou Mail do OS X.

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