26 jun

FTP: Utilize a seu Favor

Quando pensamos em um serviço de hospedagem, logo nos vem a cabeça apenas os recursos mais básicos de email e página na web. Porém, existe um recurso que poderá facilitar e muito algumas de suas tarefas diárias: O protocolo FTP. Conheça-o.

O protocolo FTP (File Transfer Protocol ou protocolo de transferência de arquivos em tradução livre) é um recurso utilizado para transferência de arquivos, entre o cliente e o servidor. Basicamente, realiza uma conexão TCP, denominada “conexão de controle” para a porta 21 do servidor, que requisita informações administrativas de acesso, identificação, comandos e manutenção da sessão, que permanece ativa durante o tempo em que estiver ativa e uma segunda conexão é estabelecida, denominada conexão de dados,  para realizar a transferência dos arquivos entre o cliente e o servidor.

O protocolo poderá ser utilizado em modo passivo, passivo estendido e ativo. No modo passivo, indicado para clientes que utilizam firewall e bloqueios para conexões TCP, é encaminhado comandos ao servidor, que retornam um endereço IP e porta para conexão. A partir deste retorno, é possível encaminhar as instruções necessárias para a troca de dados. No passivo estendido, o servidor ligará apenas a porta baseada em conexões recentes. Já no modo ativo, é o cliente que envia o IP e porta correspondentes para realizar a conexão de forma dinâmica. Este formato é comumente utilizado em programas clientes de FTP.

LEGAL, MAS COMO POSSO UTILIZAR A MEU FAVOR?

O protocolo é utilizado por linha de comando, ou juntamente com aplicações de gerenciamento de conexões FTP, para gerenciar uploads/downloads de arquivos de sites/aplicações web na raiz de sua conta de host, mas também poderá ser utilizado na criação de contas com permissões e espaço pré-definidos. A vantagem de limitar o acesso a pastas específicas de sua conta de hospedagem poderá lhe poupar um número substancial de trocas de e-mails, ou até o inconveniente de ter que se deslocar ao seu fornecedor ou cliente e entregar arquivos gravados em uma mídia.

E COMO CRIO TAIS CONTAS COM USUÁRIOS E ESPAÇOS DEFINIDOS?

Segue abaixo um passo a passo simples de como criar novas contas de FTP.

1 – Em seu Cpanel, acesse o recurso “FTP contas”.
ftp01

 

2 – Crie um nome, senha e delimite um espaço para a sua nova conta de FTP. Na escolha do diretório, sugerimos que permaneça com o caminho sugerido. Assim, não terá problemas ao acessa-la em navegadores. Em seguida, clique em “Criar conta de FTP”.
ftp02

3 – Após criada, vamos optar neste exemplo por acessa-la sem o uso de aplicações clientes de FTP. No explorador de arquivos padrão de seu sistema, digite no endereço  ftp.dominio.com.br e forneça o nome de usuário e senha criados.
ftp03

4 – Esta é a visão da pasta, localizada em seu servidor. Você poderá arrastar arquivos até ela. Após este processo, estes serão enviados para o servidor.
ftp04

 

5 – É possível aplicar permissões de leitura/gravação/execução aos arquivos enviados, auxiliando sua segurança e disponibilidade a todos os usuários. Basta verificar as propriedades do mesmo e selecionar a que se adeque a ocasião.
ftp05

6 – É possível acessar a pasta e os devidos arquivos em seu navegador. Para isso, basta acessar www.dominio.com.br/teste (o caminho mudará de acordo com a nomenclatura que você aplicar a pasta. Utilizamos o nome “teste” no exemplo). O acesso aos arquivos, dependerá da permissão aplicada a eles. Em caso de impossibilitar a visualização, o proprietário, grupo ou todos não estarão aptos a visualiza-lo.
ftp06

UTILIZANDO APLICAÇÕES CLIENTES DE FTP

No artigo: http://www.kosbit.com.br/ajuda/desenvolvimento/enviando-arquivos-via-ftp/ é possível acompanhar o passo a passo de como utilizar um cliente de FTP para realizar a movimentação dos arquivos. Neste caso, utilizamos o FileZilla para exemplificar, porém o procedimento é semelhante em todos os existentes.

Esperamos que o artigo lhe forneça uma noção básica sobre o assunto e lhe incentive a utilizar o protocolo em suas atividades. Até a próxima!

Share this