03 jul

Instalando corretamente o Wamp

Instalação do WAMP

Neste artigo iremos lhe instruir de forma prática e resumida, como instalar o wamp em sua máquina. Trata-se de um servidor web local, oferecendo estrutura para você simular a execução de aplicações web em sua máquina ou rede.

Baixando a aplicação

http://www.wampserver.com/en

Lembrando que ele é totalmente gratuito. Após acessar o link citado acima, você estará no site oficial do WampServer para fazer o download, veja a figura 1 abaixo:

Clique no Link Download
Página do Wamp na opção de Download

Escolha de acordo com as configurações do seu S.O e realize o download do WampServer. Em seguida execute o instalador de acordo com a figura 2:

Janela de boas vindas do instalador
Janela de boas vindas do instalador

Após clicar em NEXT, aparecerá uma janela informando os termos de licença de uso do programa, veja na figura 3:

Janela sobre os termos de licença de uso
Janela sobre os termos de licença de uso

Marque a primeira opção “I ACCEPT THE AGREEMENT – Eu aceito o acordo/a licença” e clique em NEXT para dar continuidade ao processo de instalação. Em seguida aparecerá mais uma janela do assistente informando o local de instalação do WampServer. Por padrão o local escolhido é “C:wamp”, porém caso necessário, você poderá modifica-lo. No nosso caso, deixaremos da forma padrão como mostra a figura 4:

Definindo o local de instalação do WampServer
Definindo o local de instalação do WampServer

Mais uma vez clique em NEXT. A próxima janela do assistente lhe questiona se deseja criar ícones de acesso rápido ou em sua área de trabalho. Cabe ao próprio usuário a escolha deste passo, segue abaixo a figura 5:

Criação de icons de acesso do WampServer
Criação de icons de acesso do WampServer

Após a escolha sobre a criação dos ícones de acesso, clique em NEXT. Uma nova janela do assistente aparecerá, READY TO INSTALL que significa “pronto para instalar”. Clique em INSTALL para iniciar o processo, conforme figura 5:

Janela para iniciar o processo de instalação
Janela para iniciar o processo de instalação

Após clicar em INSTALL, aguarde alguns segundos para concluir o processo. O tempo de espera pode variar de acordo com a máquina do usuário. Após o processo ser concluído, uma janela aparecerá, questionando qual browser  (navegador) padrão o Wamp utilizará para executar aplicações PHP, como mostra a figura 6:

Selecionando o Browser padrão
Selecionando o Browser padrão

Nesta etapa, uma nova janela surgirá solicitando dados para configuração de SMTP e EMAIL. Neste exemplo, deixaremos os dados no formato padrão, conforme figura 7:

Definindo SMTP e EMAIL
Definindo SMTP e EMAIL

Após este processo, finalizamos a instalação do WampServer. Clique em NEXT para concluir. Ao final uma ultima janela aparecerá, informando que o aplicativo foi instalado.

Um ícone será exibido na barra de tarefas do Windows. Caso ele fique verde, isso significa que o WampServer está funcionando normalmente, caso ele apareça laranja (figura 8), é necessário realizar algumas configurações.

Ícone do WampServer
Ícone do WampServer

Resolvendo problemas

Caso o usuário possua o Skype instalado em sua máquina e o mesmo estiver aberto, um erro comum poderá acontecer. Por padrão, o Skype utiliza a porta 80 para conexão, a mesma em que o wamp atua, gerando conflito entre os serviços. Para resolver esse problema, basta alterar uma configuração em seu Skype, indo em Ferramentas/Opções conforme a figura 9:

Skype Ferramentas -> Opções

Em seguida, clique em Avançado -> Conexão e desmarque a opção “Use as portas 80 e 443 como conexões de entrada adicionais”. Conforme figura 10:

Skype Desmarcando as portas 80 e 443
Skype Desmarcando as portas 80 e 443

Depois de salvar essas alterações, é necessário fechar o Skype. Ao reabri-lo, a aplicação não mais usará essas portas. O próximo passo é realizar um “restart” no wamp. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone e aparecerão as opções do programa. Clique em restart all services, conforme figura 11:

Reiniciando todos os serviços do WampServer
Reiniciando todos os serviços do WampServer

Após o passo acima, tudo estará resolvido! Tente acessar a página local do WampServer no seu navegador utilizando o caminho: http://localhost/

Página local do WampServer
Página local do WampServer

Pronto! Desta forma concluímos a configuração de seu servidor Wamp. Utilize-o para testar suas aplicações web em máquina local antes de publica-las oficialmente, evitando erros e lhe oferecendo a possibilidade de edição, mesmo quando estiver sem conexão com a Internet. Até a próxima!

Share this

Leave a reply