03 jul 2015
26 jun 2015
09 jun 2015

A Importância do Google Analytics!

Uma das grandes perguntas mais realizadas da web é “Como criar um site?”. O grande ponto não é apenas saber criar, mas administrá-lo para que o mesmo possa ganhar visibilidade. Sendo uma solução de análise empresarial, o Google Analytics é uma das principais ferramentas para o controle e gerenciamento de um website. Além de oferecer recursos flexíveis e avançados, ele possui comandos fáceis de utilizar que podem mostrar uma análise detalhada sobre o tráfego e muitos outros dados de um site. Com essa solução, a otimização de sites que gerem mais conversões tornou-se  mais fácil. Entretanto, é necessário entender o funcionamento dessa ferramenta e suas principais características.

Leia Mais

02 jul 2013

Como configurar o FTP do Dreamweaver CS5

Adobe Dreamweaver é um editor de texto para criação de páginas de internet voltado tanto para a parte de visual (design) quanto programação. Neste artigo, vamos abortar os procedimentos para configurar o seu site no FTP do Dreamweaver CS5, facilitando o desenvolvimento de projeto ou atualização de arquivos diretamente online.

1) Inicialize o programa Dreamweaver CS5 e logo após clique na aba site e logo após em “New Site”.

Menu do Adobe Dreamweaver

2) Em “Site Name” informe o nome do site por um quesito de organização.

Tela da adição de um novo projeto no Dreamweaver

3) Na sequência, acesse a aba “Servers”. Nesta aba, clique no ícone que está representado na imagem abaixo, “Add new Server”.

Adição de um novo server no Dreamweaver

4) Em FTP Address deverá ser informado: kosbit.com.br
Em Username e Password os dados de acesso ao seu painel de controle, que foram encaminhados no e-mail de boas vindas da Kosbit.

Logo após clique em Test.

Configurações de FTP de seu servidor

Observação: Para usuários de Windows Seven, poderá surgir um alerta de segurança, basta ceder a permissão necessária.

Liberação do Firewall do Windows

Com os dados preenchidos de maneira correta, é exibido uma mensagem de sucesso do Dreamweaver.

Confirmação da conexão com o servidor

5) Vizualizado o novo site adicionado, basta agora clicar em “Save” para continuar.

Visualização dos servidores cadastrados

6) Para que seja possível fazer uso deste recurso, no canto inferior direito do Dreamweaver, na aba Files clique em “Connects to remote host”, como apresentado na imagem abaixo.

Botão de conexão remota com o servidor

O Dreamweaver abrirá uma nova janela para exibir a situação da conexão com site adicionado.

Dreamweaver estabelecendo conexão com o servidor

Pronto! A conexão foi realizada e a partir de agora é possível gerenciar seus projetos online. Ao lado, foi listado todos arquivos presentes na sua conta de hospedagem, lembrando que a área pública onde aparecerá os arquivos online é a pasta public_html, logo não altere e nem adicione arquivos nas outras pastas e arquivos.

Listagem dos arquivos localizados no servidor

Para abrir o local de publicação dos arquivos do site, clique no indicador “+” ao lado de public_html e novamente o Dreamweaver listará os arquivos presentes nessa pasta. Vejamos pela imagem abaixo que há o arquivo index.html que quando clicado, será aberto para a edição.

Abertura de da pasta public_html

29 abr 2013

Enviando arquivos via FTP

Existe dois métodos para se conectar via FTP e encaminhar os arquivos do seu site: a) a primeira, e mais recomendada, através de um software específico que vamos comentar a seguir e b) por meio do próprio navegador de internet.
Naturalmente neste artigo vamos orientá-lo a como utilizar um software, que é a maneira pela qual entendemos ser a mais eficaz e prática de enviar os arquivos do seu site via FTP.

1) O primeiro passo é escolher um software de FTP, dentre os seguintes e mais conhecidos: FileZilla (grátis), SmartFTP (pago) e CuteFTP (pago). O que optamos em escolher é um que julgamos ser o melhor software gratuito atualmente, que é o FileZilla, que você usuário de Windows, Linux ou Mac poderá fazer o download através do seguinte link:

https://filezilla-project.org/download.php?type=client

Escolha a plataforma do seu sistema operacional, faça o download e instale.

2) Com o FileZilla devidamente instalado, devemos abri-lo para então nos conectar.
Como mostra a imagem a seguir, é solicitado quatro dados para que possa ser feita a conexão.

Conectar via FTP

Host, nome de usuário, senha e porta são os dados requeridos e todos esses dados são obtidos através do e-mail intitulado como: “Sua conta de hospedagem”, encaminhado assim que seu plano de hospedagem é ativado. Neste e-mail, no item Painel de controle cPanel, você irá localizar usuário e senha, que corresponde aos dados que você deverá informar no FileZilla.
Ainda assim, nos resta a informar o host e porta solicitados pelo FileZilla. O host corresponde ao seu domínio sem http://www. por exemplo: meudomínio.com e a porta você deverá deixá-la em branco ou colocar 21 (porta padrão de FTP).
Com os dados informados, clique em Conexão rápida, que o FileZilla irá se conectar a sua conta e vamos obter a seguinte mensagem de sucesso: “Resposta: 150 Accepted data connection”.

Conexão realizada via FTP

3) Com a conexão entre você e sua conta de hospedagem devidamente feita por meio do FileZilla, devemos encaminhar os arquivos do seu site para o local correto.
No FileZilla, podemos observar as pastas listadas que já existem na sua conta, como podemos observar na imagem a seguir.

Listagem dos arquivos via FTP

Nota: Todos os arquivos ali presentes são de extrema importância para o bom funcionamento da sua conta, NÃO exclua nenhum arquivo, exceto aqueles que você mesmo possa ter enviado.
Nesta imagem podemos observar uma pasta que vamos utilizar muito: a pasta chamada public_html. Ela contém todos os arquivos do seu site, ou seja, todos os arquivos encaminhados para essa pasta estarão publicados e disponível em seu site.
Sempre que encaminhar um arquivo para esta pasta, ele ficará acessível instantaneamente, como por exemplo: “meudomínio.com/arquivoencaminhado.html”.

27 mar 2013

Como criar e gerenciar um banco de dados MySQL

Ter as informações em um local seguro e de uma forma organizada é fundamental em um site. O MySQL é uma das linguagens de consulta estruturada mais populares do mundo e pode ser implementado em diversas linguagens de programação para servidores web como PHP, Ruby, ASP, Java, C#, etc.

1) Acesse o painel de controle da Kosbit em www.kosbit.com.br/cpanel.

Tela de login do cPanel.

2) Utilize o usuário e senha fornecidos via e-mail na contratação do serviço para acessar o seu painel. Ao realizar o login, aparecerá todas as opções de configuração do seu serviço.

3) Acesse o item “Banco de dados MySQL” que está na área “Banco de Dados”.

Menu Banco de dados Mysql

Para prosseguir, é importante ter em mente como funciona o gerenciamento do MySQL: é possível criar vários bancos de dados (ex: um para o site, outro para o ERP e outro para um evento) e ter diversos usuários com permissões independentes para cada banco de dados.

Se vamos criar um site, é recomendado criar um novo banco de dados, um novo usuário e depois adicionar as devidas permissões.

4) Para criar um novo banco de dados é necessário apenas inserir o seu respectivo nome. O nome do banco de dados sempre terá um prefixo que é o seu usuário do cPanel.

Criar um novo banco de dados

5) Para criar um novo usuário precisamos inserir o nome e uma senha.

Adicionar novo usuário MySQL

Banco de dados MySQL criado

6) Para adicionar as permissões é necessário escolher qual o usuário que deseja adicionar permissão e pra qual banco de dados, como mostra a figura abaixo.

Adicionar usuário ao banco de dados

7) Após esse procedimento, temos que escolher quais funções o usuário terá permissão para realizar. No caso, iremos adicionar todas as opções para desenvolvimento. Por segurança, é recomendável que em produção remova as operações que não serão utilizadas.

Permissão do usuário MySQL

8) Agora é possível manipular o banco de dados através de sua aplicação ou pelo phpMyAdmin, acessando o cPanel.

© 2017 Kosbit Webservices LTDA - Todos os direitos reservados.

Click Me