Celulares com acesso à internet estão cada vez mais acessíveis e tornando o principal dispositivo para se obter conteúdo na internet. Uma pesquisa realizada pelo Google em 2012 com 1.611 participantes de 18 até 64 anos, The New Multi-Screen World Study, os smartphones é responsável por 38% das interações com as mídias, sendo 40% fora de casa e 60% em casa.
“Considero meu smartphone como o meu dispositivo pessoal, que posso levar para qualquer lugar. Está sempre perto de mim, sempre disponível para quando eu preciso dele rapidamente.”
Depoimento de participante da pesquisa
![Página inicial do Google](https://kosbit.com.br/wp-content/uploads/2013/11/s4-pagina-inicial-1024x552.jpg)
Há uma previsão para que o uso de smartphones ultrapasse o uso de computadores desktops. De 2011 para 2012 o uso de smartphones no dia-a-dia e o tráfego de dados em redes móveis cresceu mais de 70% e, ainda em 2012, o número de vendas de smartphones e tablets superou o número de computadores. Além disso, vale a pena lembrar que o Google foi a primeira empresa a utilizar a metodologia mobile-first, em que acontece primeiramente o desenvolvimento de sites para dispositivos móveis para que depois seja criado para computadores.
Pesquisas realizadas pelo Google e de outras empresas como a Opera Software mostra que é fundamental uma empresa ter um site em versão mobile. A Globo.com aderiu a criação de páginas dedicadas para dispositivos móveis ao invés de utilizar tecnicas de design responsivo ou então a possibilidade criar aplicativos nativos e no início deste ano, ela recebeu acesso de 27 milhões de pessoas, tendo 1 bilhão de page-views através de smartphones.
Sabendo-se da importância de se aparecer no mundo mobile, existem duas opções para para adotar: o design responsivo e o site mobile dedicado. Mas o que é cada um deles?
![Página inicial da Kosbit](https://kosbit.com.br/wp-content/uploads/2013/11/ipad-kosbit-1024x559.jpg)
Design Responsivo
Design responsivo, também conhecido como layout fluido e adaptável, utiliza tecnicas de CSS3 para que a disposição dos elementos de uma página fique de uma forma familiar independente da resolução do dispositivo utilizado (seja celular, computador, tablet ou TV), aproveitando o melhor de cada dispositivo para melhorar a experiência do usuário.
A grande vantagem do uso dessa técnica é a facilidade para manter um site, já que cada site possui apenas um código CSS e uma estrutura HTML. Além disso, mecanismos de busca dão preferência por sites responsivos independentemente do dispositivo que página for acessada, a página será bem vista.
Site Mobile Dedicado
Com a quantidade de códigos e scripts reduzida e com apenas imagens relevantes, o site mobile dedicado (caracterizado por “m.seusite.com.br”) oferece ao usuário uma experiência única: um site rápido com informações de fácil acesso e projetado exclusivamente para dispositivos touch (sensíveis ao toque). Isso se torna relevante quando se trata da qualidade da internet brasileira, principalmente o 3G.
O desenvolvimento de páginas dedicadas ao uso mobile pode ser simples, mas a manutenção destes pode ser complicada quando se trata de um site de grande porte. É necessário tomar muito cuidado com os links que são inseridos para que não confunda o visitante durante a navegação, alterando a página dedicada para mobile para uma página comum.
Qual é o melhor? Qual se deve usar?
Não existe um melhor, tudo depende da necessidade e do público que acessa o site.
Pode ser interessante apelar para o design responsivo para que o site tenha um diferencial no layout, principalmente se o site é um blog que contém apenas conteúdo para um público jovem. Caso não queira se preocupar com URLs e códigos duplicados e ainda quer ganhar alguns pontos em SEO, opte por design responsivo.
Porém, caso o site seja um portal de notícias ou possui um público com internet carente de qualidade, um site dedicado pode ser a melhor opção para beneficiar a comunicação entre o usuário e o dispositivo. A utilização de sites dedicados é interessante caso seja preocupante os impactos com a alteração para design responsivo ou o não haja verba para investimento ou interesse para o design da página.
E você, está preparado para o público mobile? não deixe de comentar sua experiência.