15 ago

Forçando o uso do Certificado SSL

Certificados SSL (Secure Sockets Layer) é utilizado para se obter segurança no tráfego de informações entre um site e o visitante. Nesse artigo, iremos demonstrar como se força o uso desse certificado para que independente do acesso, o visitante sempre estará seguro, com o endereço HTTPS. Se você utiliza certificado SSL em um determinado domínio ou subdomínio e deseja forçar o seu uso, acompanhe nosso tutorial abaixo.

1) Verifique se você já possuí o arquivo .htaccess (com ponto) criado dentro da pasta /public_html/ de sua conta. Você poderá verificar utilizando um cliente de FTP ou através do “Gerenciador de Arquivos” do painel de controle cPanel.

Observação: Caso este arquivo não exista, crie-o. Lembre-se que deve existir o ponto antes do nome que significa arquivo oculto para sistemas operacionais baseados em Unix.

2) Abra o arquivo .htaccess pelo Gerenciador de arquivos, ou caso esteja utilizando um cliente de FTP, baixe o arquivo em sua máquina e abra-o com seu editor de texto predileto.

Caso tenha dúvidas se possui um editor de texto, utilize o Bloco de Notas para Windows, Gedit para distribuições Linux e o Editor de Texto para Mac, todos nativos em seus respectivos sistemas operacionais.

3) Adicione as três linhas abaixo em seu arquivo.

RewriteEngine On
RewriteCond %{SERVER_PORT} 80
RewriteRule ^(.*)$ https://meudomínio.com/$1 [R,L]

Atenção: Substitua a parte meudomínio.com pelo seu domínio.

4) Salve o documento e faça novamente o upload, caso esteja utilizando um cliente de FTP. Se estiver utilizando o Gerenciador de arquivos do cPanel, apenas salve o arquivo.

Pronto! Feito isso, todo visitante que irá acessar este domínio, será encaminhado automaticamente a utilizar o certificado SSL.

Share this