13 jul

O que é hospedagem de sites?

Hospedagem de sites é um serviço que permitirá você publicar o seu site na internet. O site é composto por arquivos, pastas, imagens, banco de dados, etc, para tanto, ele precisará estar hospedado em um provedor de hospedagem de sites, para que assim, seja possível ser acessado por outras pessoas.

O serviço de hospedagem de sites, tem como obrigatoriedade, estar associado a um nome de domínio (exemplo: minhamarca.com), para que quando for acessado este endereço, seja direcionado ao serviço de hospedagem, onde o seu site estará publicado. O serviço de hospedagem de sites, além de hospedar o seu site, lhe permitirá criar e-mails utilizando seu nome de domínio (exemplo: nome@minhamarca.com).

Um serviço de hospedagem de sites, tem como características:

1) Espaço em disco: espaço destinado aos arquivos e imagens de seu site, e-mails, banco de dados, etc.
2) Tráfego mensal: é a métrica utilizada para medir a quantidade de dados transferidos entre seu site e um visitante que acessou sua página. Exemplo: ao acessar uma única página, normalmente será transferido 500 KB de dados entre arquivos, textos, estilos e imagens.
3) Domínios adicionais: este recurso diz a respeito de quantos domínios podem utilizar o mesmo serviço, sem a necessidade de contratar um novo plano de hospedagem de sites.
4) Domínios estacionados: domínios que serão direcionados ao domínio principal do seu site, utilizado normalmente para redirecionar domínios similares ao domínio principal.
5) Contas de e-mails: número máximo de contas de e-mail que podem ser criadas utilizando seu nome de domínio.
6) Contas de FTP: número de contas de FTP (File Transfer Protocol) que podem ser criadas para gerenciar os arquivos de seu site, podendo ser configuradas para acessar pastas específicas.
7) Banco de dados MySQL: número de contas de banco de dados MySQL que podem ser criadas para armazenar dados de seu site ou blog. Um blog em WordPress por exemplo, utiliza um banco de dados para armazenar todas as configurações, postagens, comentários, páginas, etc.
8) Plataforma Windows x Linux: Linux é um sistema operacional aberto mantido por uma comunidade, considerado como um provedor segurança e estabilidade. Além disso, ele permite realizar alterações para que atenda a necessidade de cada um. A Microsoft por sua vez, é um sistema operacional proprietário e oferece no Windows linguagens de desenvolvimento compatível somente em sua plataforma, impossibilitado um Linux de executar esses programas. Lembre-se que a plataforma de hospedagem não têm nenhuma ligação com o seu sistema operacional.

Agora que você já sabe o que é uma hospedagem de sites, saiba como escolher a melhor hospedagem de sites.

Share this